CERN inaugura Science Gateway, o seu novo centro de extensão para educação científica

O CERN inaugurou, no dia 7 de outubro de 2023, o seu novo centro emblemático de educação e divulgação científica dirigido a um público de todas as idades. O edifício foi projetado pelo arquiteto de renome mundial Renzo Piano e financiado por doações externas.

A cerimónia de inauguração começou com discurso de Fabiola Gianotti, Diretora-Geral do CERN, que enfatizou o valor da educação e da divulgação cientifica junto do público. “Partilhar a investigação do CERN e a beleza e utilidade da ciência com o público sempre foi um objetivo e atividade chave do CERN e, com o Science Gateway, a partir de agora, poderemos expandir significativamente esta componente da nossa missão. Queremos mostrar a importância da investigação fundamental e das suas aplicações para a sociedade, despertar a curiosidade e a paixão pela ciência em todos os que aqui vêm e inspirar os jovens a seguirem carreiras nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM)”, disse ela. . “O Science Gateway será um lugar onde os cientistas e o público poderão interagir diariamente. Para mim, pessoalmente, o Science Gateway é um sonho que se tornou realidade e estou profundamente grato a todas as pessoas que contribuíram,

O CERN , o Laboratório Europeu de Física de Partículas, é o lar do Grande Colisor de Hádrons , o maior e mais poderoso acelerador de partículas do mundo.

O icónico edifício, inspirado na estrutura tubular dos aceleradores do CERN, é composto por cinco áreas que albergam exposições, laboratórios e um auditório que pode ser configurado de forma flexível em diferentes espaços consoante as necessidades, bem como uma loja e um restaurante.

Os painéis e pontes de vidro transparentes representam ainda mais o compromisso do CERN com a colaboração além-fronteiras e com a cultura e a ciência aberta que é acessível a todos.

O edifício não é apenas visualmente impressionante, mas o CERN e os arquitectos comprometeram-se a que seja totalmente neutro em carbono, e quase 4000 metros quadrados de painéis solares fornecem mais energia do que as necessidades do edifício. Mais de 400 árvores foram plantadas, situando todo o campus em uma floresta viva.

Espera-se que o novo centro receba até 500 mil visitantes por ano vindos de todo o mundo. O Science Gateway será gratuito e estará aberto 6 dias por semana, de terça a domingo.