Buracos negros

Tudo o que sempre quis saber sobre buracos negros

O astrofísico português Hugo Messias aceitou o nosso desafio de vir ao Pavilhão do Conhecimento no dia 21 de Junho, pelas 16.00, para nos falar de buracos negros. Ana Noronha, Diretora Executiva da Ciência Viva, foi a anfitriã desta sessão.

O nosso convidado falou-nos sobre estes enigmáticos e apaixonantes objetos celestes e mostrou-nos algumas imagens e vídeos muito esclarecedores. No final, respondeu às perguntas do público presente no auditório e também de quem assistiu ao evento por via remota, a partir dos canais de Facebook e do YouTube do Pavilhão do Conhecimento.

No final da sessão, os participantes tiveram a oportunidade de levar para casa algumas recordações: uma fotografia da ‘sombra’ do buraco negro, obtida pelo EHT e assinada pelo próprio Hugo Messias; e um livro de banda desenhada sobre a comprovação da Teoria da Relatividade Geral de Einstein, que foi realizada pela expedição de Eddington na Ilha do Príncipe há pouco mais de um século.

Quem é Hugo Messias?
Doutorado em Astronomia e Astrofísica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), Hugo Messias é investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).
Esteve envolvido no projeto do Event Horizon Telescope (EHT) que foi responsável pela obtenção da primeira evidência visual de um buraco negro, a 10 de Abril de 2019. Durante essa campanha de observações operou o Atacama Large Millimeter Array (ALMA), uma das melhores cadeias de radiotelescópios do mundo. No mesmo ano, foi galardoado com o prémio GQ Men of the Year, na categoria Ciência.