Descoberta nova espécie de dinossauro na Argentina

Pesava quatro toneladas, media cerca de onze metros, tinha braços pequenos, dentes afiados, garras poderosas e era carnívoro.

Euronews / ABC News

O paleontólogo Peter Makovicky é visto no local de escavação na região norte da Patagônia Argentina, onde fósseis do dinossauro carnívoro Meraxes gigas do período Cretáceo, (ABC News)

Pesava quatro toneladas, media cerca de onze metros, tinha braços pequenos, dentes afiados, garras poderosas e era carnívoro.

Lembra o Tyrannosaurus rex mas é o Meraxes gigas, uma nova espécie de dinossauro encontrada na Argentina.

Os fósseis do Meraxes gigas – nome inspirado no dragão ficcional da série Game of Thrones – foram escavados ao longo de quatro anos durante expedições de campo no norte da Patagônia, na Argentina, tendo sido encontrado o crânio, encontrado em 2012.

Desenho da cabeça do Meraxes gigas

Até agora, apenas um espécime foi encontrado, mas está muito completo e em muito bom estado de conservação.

Sebastian Apesteguia, paleontólogo, explica que estes são os maiores dinossauros carnívoros . “Com o Meraxes, podemos finalmente determinar o verdadeiro tamanho do crânio, braços e pernas, e isto é fundamental para compreender a evolução desta linhagem”, sublinha.

Os restos mortais encontrados são de um espécime de 45 anos, com um crânio de quase 1,30 metros de comprimento. Era um grande carnívoro no topo da cadeia alimentar.

A descoberta foi feita em 2012, perto de Villa El Chocón, no sul da província de Neuquén, num local chamado Cañadón de las Campanas, onde já tinham sido encontrados outros restos de dinossauros.

A espécie Meraxes gigas desapareceu há cerca de 85 milhões de anos, no Cretáceo Final.